top of page

03 Benefícios para evoluir do CAPEX para o OPEX

Antes da nuvem, as organizações tinham apenas uma maneira de pagar por sua infraestrutura de TI, que era inicial e como despesa de capital (CAPEX). Os gerentes de TI precisariam pesquisar tudo, desde servidores a racks, tudo o que estava envolvido no armazenamento e depois adquiri-los antes que pudessem começar a pensar na implementação. Portanto, antes mesmo de ativá-lo, eles incorriam em dezenas de milhares de dólares em investimentos (CAPEX) que esperariam durar alguns anos antes do próximo ciclo de atualização.


Foi por isso que a TI ganhou a reputação de ser um "centro de custo" da maioria das empresas porque era um custo necessário, mas que não agregava muito valor aos negócios. Além das despesas de capital, a TI também teve que levar em consideração as despesas adicionais de manutenção, que representam a maior parte de seu orçamento operacional. Como resultado, isso deixa os departamentos de TI em uma posição em que não podem inovar ou melhorar, o que acaba impedindo a evolução de toda a empresa.


Aqui estão três benefícios em mudar a TI do CAPEX e OPEX e o que isso pode significar para os seus negócios.


 

1º Mudança na forma de pagamento As soluções em nuvem mudaram a forma como a TI lida com os gastos, com o modelo de pagamento conforme o uso (pay-per-use). Essa mudança aparentemente pequena mudou os gastos de TI de uma despesa de capital para uma operacional, o que significa que o grande investimento inicial é removido e substituído por uma taxa mensal previsível.


Ao transferir o custo para terceiros, os gerentes de TI podem começar a se concentrar em novas tecnologias e soluções inovadoras para ajudar a empresa não apenas a economizar dinheiro, mas a permitir que ela cresça e evolua. Isso pode dar à empresa a oportunidade de obter uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes ou até de entrar em novos mercados. A longo prazo, mudar a forma como uma empresa paga pela TI pode impactar beneficamente toda a empresa.


2º Agilidade e dinamismo Isso foi sugerido um pouco no primeiro benefício, mas outro benefício de passar a TI do CAPEX para o OPEX é que o processo está se tornando mais ágil. O melhor exemplo disso é poder dimensionar a infraestrutura de uma empresa, conforme necessário. Uma empresa que precisa fazer isso apenas alguns dias por ano pode ver os benefícios de aumentar a escala quando necessário e depois recuar durante o resto do ano. Eles teriam apenas que pagar pelo que usavam, em vez de comprar equipamentos no local por sua carga de trabalho máxima, que é usada apenas alguns dias e depois permaneceriam ociosos o resto do ano.

3º Falando a mesma língua do financeiro Embora a questão do CAPEX e do OPEX possa parecer algo que o departamento de contabilidade lidaria, ao fazer com que os gerentes de TI e CIOs entendessem os benefícios, eles podem estar na mesma página do departamento de finanças ou contabilidade. Compreender como os investimentos em tecnologia são vistos como despesas operacionais versus despesas de capital e ser capaz de articular as diferenças ao CFO pode beneficiar ambos os departamentos.


Concluindo, mudar o CAPEX para o modelo OPEX pode ajudar sua empresa a se tornar mais ágil, permitir economizar mais dinheiro e ajudar TI e Financeiro a trabalharem juntos, o que acabará por beneficiar a todos.


 

Saiba mais sobre nossas soluções OPEX clicando aqui.


36 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page